Circuito literário

O Circuito Literário em Rede é uma plataforma virtual de fomento à leitura e à escrita, que tem como intuito capacitar a comunidade educativa (pais, estudantes e colaboradores) para o uso de ferramentas tecnológicas como suporte para os processos de leitura, ensino e aprendizagem.

A plataforma permite reunir todos os projetos literários do Colégio Diocesano em um só lugar. Ao acessá-la, pais e responsáveis podem acompanhar as atividades de leitura de seus filhos e os projetos que estão sendo desenvolvidos no Diocesano. Eles também possuem acesso à linha do tempo da literatura, bem como sugestões de outras plataformas de leitura.

Já os estudantes, além das funcionalidades já mencionadas, podem interagir utilizando as ferramentas disponíveis no Moodle. É possível conferir e compartilhar sugestões de obras, trocar comentários, publicar arquivos de mídias relacionados a obras, ver links para outros acervos e ver informativos sobre eventos literários que estão ocorrendo. A proposta é que a plataforma seja vista como um instrumento para entretenimento e diversão dos estudantes.

O Circuito Literário em Rede dá autonomia aos estudantes, fazendo com que eles criem e ampliem seu próprio mapa de leitura. As atividades desenvolvidas fomentam sua educação literária, ajudando não só na formação de leitores, como também futuro escritores que possam contribuir para a sociedade.

Bate Papo Literário

O projeto visa colocar o aluno diretamente em contato e diálogo com o autor, de modo que esta vivência aproxime o estudante da existência de um escritor, da qual não raro as urgências burocráticas tenderão a afastá-lo no futuro. Mais do que ser leitor, o aluno poderá ser incentivado ser também um autor. A troca de experiências biográficas gera familiaridade, afeição, e isto enriquece do repertório cultural do aluno, e aprofunda sua compreensão da obra literária.

Terraço literário

Por meio de oficinas e apresentações nas áreas de literatura, música, dança, pintura, escultura, teatro, cinema, fotografia e outras artes em geral, o projeto Terraço Literário visa incentivar os alunos à descoberta e promoção de suas habilidades e de sua autonomia como indivíduo singular, ético, criativo e participativo. As aptidões artísticas serão estimuladas por meio de uma competição saudável, e os shows propiciados oferecerão prazerosas apresentações na escola, unindo crescimento educacional e satisfação pessoal.

Quiosque literário

O projeto visa disponibilizar um ambiente interativo e integrador para o desenvolvimento de práticas e hábitos de leitura. A Biblioteca Itinerante do Colégio São Francisco de Sales tem o objetivo de estimular o contato com os livros, aproximando a comunidade escolar à Biblioteca CSFS através da descentralização do seu acervo e exposição em pontos estratégicos da escola. Desta forma, o quiosque facilita a realização de empréstimos e devoluções de exemplares, estreitando a relação entre aluno e biblioteca.

Barco da Leitura

O projeto Encontro de Culturas tem como meta difundir o conhecimento sobre a história e sociabilidade dos três povos que deram origem ao povo brasileiro: o indígena, o português e africano, bem como compreender a relevância dos imigrantes, e o rico resultado cultural na atualidade dessa miscigenação. Ao conhecer a diversidade cultural do Brasil, o aluno também conhecerá a formação do Nordeste, do Piauí, e identificará mais de perto as características de sua nacionalidade, das etnias, línguas e costumes, contextualizando seus deslocamentos e conflitos em diversos momentos da história.

Projeto Voluntariado da Biblioteca

O projeto visa firmar parcerias com os projetos voluntários voltados para a leitura e disseminá-los de modo que tenham suas culminâncias direcionados para os alunos do Colégio durante a Feira Literária do mesmo. Convidados do ano de 2019: Projeto Alunos Voluntários do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual - projeto que firma parceria entre o Colégio Diocesano e Universidade Estadual do Piauí, com o curso de Biblioteconomia desta IES, com o objetivo de integrá-los por meio de atividades voluntárias na Feira Literária do Colégio, contribuindo para a formação desses alunos como futuros bibliotecários de colégios.
Quando cuido de você,
cuido do mundo